quinta-feira, 27 de maio de 2010

A minha sala

Em 2009 postei aqui sobre a minha sala. O meu primeiro projecto de remodelação. Coisas simples e baratuxas. Mas como ainda faltava o papel de parede este ano decidi que não devia esperar mais. Tomei coragem e sozinha coloquei o papel de parede.


O que precisei?

Cola para papel de parede
Papel de parede
Balde
Água
Pincel largo
Régua ou escova


Esta é a cola que utilizei e comprei no izzi.


Balde com água.
A quantidade de água e cola varia consoante o que vai ser utilizado mas as indicações na caixa da cola são simples.
Introduzir a cola em pó no balde com água e mexer até dissolver o pó. Esperar 10 minutos e voltar a mexer. A água deve ficar com aspecto de gelatina, não muito liquida nem muito espessa. Quando atingir esse ponto, a cola está pronta.
Colocar as tiras do papel de parede numa superfície lisa e limpa.
Passar um pano com alcool na superfície onde vamos colar o papel de parede. Enquanto a parede seca do alcool, emergimos o pincel no balde com a água e a cola e vamos passando por todo o papel.
Colar o papel sempre com 5 cm de cada margem para fora porque não sei como mas o papel encolhe. Com a régua ou a escova vamos ajeitando o papel, retirando o ar para não formar bolhas.

Um trabalho amador mas como estava não podia ser, ficava mesmo horrível. 

Situações a ter em conta:

Cortar o papel em tiras - Se o papel for liso, sem padrão não há a necessidade de o cortar de forma a que o padrão fique em sintonia com o padrão da tira seguinte.

Quando cortar o papel não se esqueça de colocar 5cms para cada margem.

Escova ou régua? Depende do papel e se tem relevo. Se for liso pode ser com régua mas se tiver textura/relevo é melhor com escova de modo a não deixar formar bolhas de ar.

É importante ter atenção à quantidade de cola nas margens, se for pouco vão soltar-se, se for demais vai sair da margem. O ideal será colocar duas vezes cola.

Como conjugar o padrão entre tiras? É o mais difícil e o que exige mais papel porque vão sobrar pedaços mas o melhor é fazer a simulação antes no chão para depois colocar por ordem.



O resultado final.
E por hoje é tudo!

2 comentários:

Juju disse...

Ficou ótimo. Eu adorei o PAp, e saber que nós mesmas podemos fazer tb.
Beijocas

Katia Bonfadini disse...

Oi, Lu!!!! Adorei o papel de parede! Lindo demais! Adoro essas dicas pra redecorarmos a casa!!! Bjs!