terça-feira, 8 de junho de 2010

Afinal estavamos enganados..


Mais de 18 mil assinaturas são hoje entregues ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, pela redução do número de alunos por turma e por professor, numa petição promovida pelo Movimento Escola Pública.


Cerca de 17 mil assinaturas foram recolhidas on-line e 1253 em papel, ultrapassando largamente o objetivo inicial das 4000 para ver a petição discutida em plenário.

O movimento manifesta esperança de que a proposta possa "fazer o seu caminho em matéria legislativa" e que venha a ser "uma realidade em Portugal", defendendo que são necessárias medidas como esta para "combater de frente" o insucesso escolar.


A entrega da petição segue-se a reuniões com os grupos parlamentares.

O CDS-PP afirmou-se favorável à redução do número de alunos por turma e por professor, mas manifestou reservas com a situação financeira do país, defendendo uma análise dos custos de tal medida.

A petição recolheu já o apoio do Bloco de Esquerda, que anunciou a intenção de apresentar um projeto-lei sobre a matéria.

O Governo rejeitou, por seu lado, os pressupostos da petição, alegando que não há correlação entre a dimensão das turmas e os resultados dos alunos.

AH.

(Fonte LUSA)
Gosto sobretudo deste "AH".. mostra o quanto eu e o resto dos professores estamos enganados. O número de alunos por turma não contribui para o insucesso escolar. Meus senhores e senhoras, a incompetência é nossa mas estamos perante pessoas que nunca foram à escola.. os alunos são outros e a escola é outra, os tempos são outros, que em nada se assemelham à escola dos pais e avós.. mas como a vossa realidade é outra (que é muito à frente para a minha compreensão) mais uma vez somos nós que estamos errados..

2 comentários:

Girl in the Clouds disse...

Esta petição faz todo o sentido, é um exagero a dimensão das turmas!!

Thica disse...

Como não se relaciona o fracasso com o tamanho da turma? Quem falou essa asneira passou por alguma escola alguma vez na vida? É como no Brasil: falta a valorização do professor.